Negócios na Net

REDEBIZ.NET - Negócios na Net: tudo o que precisa saber para o seu sucesso online.

Subscreva o Feed de Notícias e receba no seu mail todas as novidades.
O que lê neste artigo resulta do meu trabalho.Não existem aqui conteúdos copiados. Todos os artigos têm uma assinatura digital. Se é daquela minoria que gosta de roubar o trabalho dos outros agradeço que não o faça, até porque eu vou descobrir.

Autor: Webmaster

Março 4, 2010

Quanto vale o Marketing Digital

Estatísticas Marketing OnlineQuanto vale o investimento em Marketing na Internet? Segundo a GroupM em 2009 a despesa com publicidade online à escala mundial foi de 42.6 mil milhões de euros. Segundo a mesma fonte os gastos em marketing na Internet superaram em termos de crescimento todos os outros meios1. De acordo com outra fonte, a IDC, em 2008 nos Estados Unidos gastaram-se cerca de 20 mil milhões de euros com a publicidade online; este valor representava nesse ano aproximadamente 13,6% do investimento publicitário total.

Segundo outro estudo2 em 2009 o gasto com publicidade online por utilizador da Internet apresentava os seguintes valores:

 

Investimento no Online Marketing por Utilizador

(em dolares)

Estatísticas Marketing Online

Nos Estados Unidos em 2005 este valor andava pelos 40 dolares. Na Europa, segundo a IAB, no Reino Unido a publicidade online representava já em 2009 cerca de 19% do investimento publicitário total. O investimento total em online marketing na Europa foi nesse mesmo ano de 12.9 mil milhões de Euros.

 

Em relação a Espanha, por exemplo, o investimento em publicidade na Internet em 2009 foi de 654 milhões de euros (11,64% de quota de mercado), o que dá uma capitação de 30 USD de gastos em “online advertising” (portanto abaixo da média da UE). Ainda em relação a este país podemos reter outros dados interessantes:

 

O investimento em publicidade contextual foi de 356,4 milhões de euros (em termos percentuais dentro da média dos restantes países);

O investimento em “banners” e no “rich media” (publicidade gráfica, não contextual) foi de 297,74 milhões de euros (45,5% do total);

A publicidade em “blogs”  teve apenas 0,06% de quota de mercado, cerca de 4 milhões de euros.

 

Ainda em Espanha o gasto em Mobile Marketing foi de 34,7 milhões de euros – 5,3% do total -, embora tenha observado um crescimento na segunda metade de 2009 de 29%. Nos Estados Unidos este setor representou no mesmo ano 220 milhões de euros de vendas (1,1% do total)7.

 

No Brasil,  também segundo a IAB, o investimento de publicidade online terá representado em 2009 940 milhões de reais (cerca de 385 milhões de euros), o que dá um gasto médio de 10.5 USD por utilizador com acesso à Internet. Este número equivalia a 4.2% do total de investimento em publicidade no país.

 

Em Portugal não creio haver estatísticas minimamente credíveis sobre esta matéria, pelo que só podemos fazer extrapolações. Assim, admitindo que em 2009 o investimento publicitário foi de 680 milhões de euros3, se considerarmos uma média de 11% para o online, teríamos  aproximadamente 75 milhões de euros; mas se levarmos em conta o investimento publicitário como rácio dos utilizadores da Internet e considerarmos que Portugal está dentro da média espanhola (um pouco abaixo da europeia), teríamos 100 milhões de euros / ano  de investimento em publicidade na Web. Portanto se estimarmos um valor à volta dos 90 milhões de euros não devemos estar muito longe da realidade, dos quais  à volta de 45 milhões se referem a publicidade em motores de busca.

 

Distribuição do Marketing Online por segmento

Como seria de esperara a distribuição dos  diferentes tipos de meios usados no marketing online não é igual. Acresce que também aqui acontece as pessoas preferem a informação colhida por elas próprias do que a sugerida pelas campanhas publicitárias.

 

Um estudo feito nos EUA diz que  77% dos utilizadores confia mais na informação que obtem nos motores de busca do que na publicidade online.

Este fato evidencia mais uma vez a importância da otimização para os motores de busca (SEO) , já que a mesma provoca a exibição “espontânea” de um determinado site em função da procura voluntária do visitante e não como resultado de uma ação promovida por terceiros.

Outros dados interessantes, também para o mercado norte-americano:

A publicidade nos motores de busca representa 50% dos gastos totais em “online advertising”4;

A produção de “leads” representa 6% do investimento;

O valor gasto nos “social media” ainda representa apenas 5,5%;

O e-mail marketing absorve apenas 2% do investimento;

A exibição de “banners” representa 21% do total, sendo que o restante se integra na categoria dos “classificados”.

Tendências

Como estamos ainda na pré-história da publicidade online, tudo isto está em permanente evolução, sendo que as empresas estão, por exemplo, cada vez a investir mais no video online, mesmo como meio privilegiado de iniciativas de  marketing viral.

Assim como principais tendências para o futuro próximo destacaria:

Tendências a seguir no Web Marketing

Tendências Marketing Online

 

 

1 -  Crescimento acelerado do  Mobile Marketing;

2 – Maior segmentação dos mercados com iniciativas – microsites, blogs, intervenções nos “social media”, etc. – muito focalizados no aumento da “brand awareness” por parte dos consumidores;

3 – Continuação do reforço da aposta nos Media Sociais, e em particular no YouTube,  Facebook e Twitter5;

4 – Crescente  utilização de  anúncios  “stream video” ;

5 – Maior emprego de conteúdos “rich media” – note-se, a propósito, que a versão 1o do Flash vai estar este ano disponível para “smartphones” – reforçando a importância da interação do potencial cliente com o material promocional;

6 -  Web Intelligence: como resultado do crescimento do mercado do marketing digital cada vez se vai tornar mais importante rastrear resultados (investir na métrica),  bem como aperfeiçoar as ferramentas de análise do comportamento do consumidor online que são substancialmente diferentes do consumidor offline.

 

Nalguns países o marketing online representa mais de 20% do investimento total em publicidade, sendo que já ultrapassou mesmo o investido em jornais e revistas. Com o crescimento acelerado do uso da Internet e da sua rapidez, novas oportunidades surgem para publicitários e marketeers, tirando todo o partido das ferramentas multimedia ao dispor da sua criatividade. Se, apesar da crise, o Marketing online resistiu bastante bem, só é de esperar que tenha todo um futuro risonho pela frente.

 

Mais informação:

 

 

____________

1 – Crescimento de 9%.

2 – Fonte: Tech Crunchies.

3 – De acordo com dados da Omnicom Media Group.

4 – 60% no Reino Unido, segundo a IAB.

5 – O Twitter deverá, aliás, passar em breve a conter publicidade.

6  – Este facto não parece ter preocupado a Google e a Apple que no princípio do ano gastaram mais de 1.000 milhões de euros na aquisição de empresas especializadas na produção de publicidade para o  mercado “mobile”. Ver mais informação aqui.

Be Sociable, Share!

Comentários

  1. Ana Sousa

    É pena em Portugal não termos verdadeiras estatísticas sobre este assunto. Até para percebermos como as coisas evoluem.

    Comentário feito em:
    5 de Março 2010
  2. Mário Matos

    Segundo essas contas e se tivermos em Portugal a mesma proporção de Espanha a publicidade em blogs vale 540 mil euros / ano. Humm…

    Comentário feito em:
    5 de Março 2010
  3. Aristeu Livingstone

    Ótimo estudo sobre investimento e tendências!!!
    Muito obrigado por compartilhar.

    Mais dados sobre o Brasil nesse link:
    http://aristeulivingstone.com/mercado-digital/digital-o-mercado-de-2-bilhoes-de-reais/

    Comentário feito em:
    8 de Março 2010
  4. Flores

    Pena que pararam de postar…Curto muito este blog, sempre interessante e bem escrito. Continuem o excelente trabalho ! Floricultura

    Comentário feito em:
    3 de Junho 2011
  5. Webmaster

    Na verdade não tenho tido tempo, mas tenho uma série de textos pendentes para colocar aqui. Vão aparecendo. Obrigado.

    Comentário feito em:
    26 de Junho 2011

Coloque aqui o seu comentário

Formulário de contacto

Deixe as suas impressoes preenchendo os campos abaixo

Introduza o seu endereço de E-mail:

Delivered by FeedBurner